segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Espetáculo Assombrações SESC/RN

Texto: Deyse Negreiros

Pedi para Deyse, que acompanhou todo o final de semana de trabalho de nosso grupo com Alzeny e Karen, escrever um diário sobre o que viu. E segue o Diário de Bordo de Deyse Negreiros: “Recebi a proposta do meu amigo Dionízio para fazer o Diário de Bordo retratando o fim de semana da montagem do Sesc. Mesmo não tendo o dom da escrita, quis aproveitar a oportunidade que me foi dada, e tomei isso como algo de muita importância. Comecei a acompanhar o grupo no sábado à tarde. Foi feito um aquecimento corporal, que é tão contínuo e sincronizado, que mais parece uma dança. É muito bom ver atores concentrados e bem preparados. Alzeny Nelo, cantora lírica e professora de canto, trazida pelo Sesc para a preparação vocal, fez um aquecimento vocal, e através de vocalizes, conheceu o tom e o timbre de cada integrante. Além de música ela conhece bastante sobre o lado teatral. Na passagem das músicas do espetáculo, ela orientou cada intenção, trabalhando a forma psicológica de cada personagem. O aboio do inicio é um exemplo claro. Através de uma confusão sonora, onde cada um cantava em diferentes tons e tempos, até desafinados propositadamente, a cena foi tomando um aspecto surreal. Karen Ramos, trazida de Natal para fazer o figurino, teve menos tempo do que Alzeny e aproveitou para propor algo muito interessante: cada um criou (desenhou) e deu cores ao seu próprio figurino. Além de sanar a dificuldade da falta de tempo, ela ainda cria uma relação de criação coletiva, onde todos têm participação. E como ela mesma disse: “O ator tem que se sentir à vontade e acreditar no que está vestindo”. Os desenhos divergiam bastante, principalmente o figurino base, o nordestino. É importante a preocupação de Karen em ser bem fiel ao que pensa os atores em seus corpos. No domingo pela manhã deu-se continuidade a concepção do figurino, onde cada um expôs seu desenho e explicou a importância dos acessórios, os tipos de tecidos, e o calçado. É plausível a preocupação de todos na funcionalidade dos elementos, dando sugestões do que poderia ser usado, depois transformado e em seguida reutilizado. E assim foi criado o figurino, em conjunto: atores, diretor e figurinista, com a opinião de todos e pensando desde o conforto à beleza visual. À tarde, Alzeny trabalhou a parte musical: respiração e dicção. E numa passagem de texto e músicas, ela observou mudanças positivas. Na última passagem a capacidade de resposta às propostas que eram dadas eram muito rápidas.”

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Resultado Ofcina SESC de Figurino






Começamos a oficina com uma apresentação audiovisual que falava das funções de um figurinista e também trouxe alguma coisa sobre a história da moda no século passado. Terminado a apresentação fomos pra atividade, nesse momento da oficina joguei um tema pré-escolhido “Rio Grande do Norte” e distribui uma folha com um corpo já pronto onde eles teriam que desenhar o que vinha de significados indumentários na cabeça, nessa atividade trago também a questão do registro cultural de cada educando e procuro extrair sempre a verdade mais intrínseca de cada um fugindo de significados meramente sociais. Feito os croquis passamos para os bonecos de massinha, opto pela massinha pois como a oficina se deu em 4 horas a massinha traz mais possibilidades de desenvolvimento de vestimenta, acessório e etc. Sempre que faço essa atividade fico emocionada de verdade com a superação. Escuto frases no começo do tipo: Professora não sei desenhar, não sei isso, não sei aquilo, e quando terminam e dão de cara com o produto do imaginário deles fica no ar uma espécie de êxtase, de satisfação pelo que nem imaginavam que pudessem fazer. Acho que educar é uma tarefa importante, mas mais importante que educar é amar realmente o que faz, passar isso ao outro requer sim didática e estruturas sólidas, mas como sempre digo aos meus alunos, sem amor ao que fazemos o resultado sempre ficará aquém do que podemos! É isso ai...Valeu SESC/RN, valeu Judilson, valeu meninos educandos lindo que trouxeram muita coisa boa pra nosso convívio, gostei da troca de vivências e de poder passar um tempo fazendo algo que amo tanto com vocês!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Resultado da oficina de figurino...

Resultado de parte do trabalho da oficina de figurino dentro do projeto "Oficina de atores do EMCENA!". É um misto de vários personagens dentro de uma mesma trama, existem loucos, matuto, prostituta, jornalista...enfim, um balaio que poderá ser conferido dia 8 de Abril no TCP (Teatro de Cultura Popular) na Fundação José Augusto, vale a pena conferir este primeiro trabalho dessa turminha muito bacana... Mais informação no site http://www.oficinaemcena.com.br.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Oficina de Figurino


Mudou de data, ela acontece dia 05/04/08.
Inscrições até dia 04/04/08 mínimo 20 vagas. Na oficina rola uma apresentação audiovisual que conta um pouco da história da moda do século passado e as funções de um figurino e depois rola uma atividade com bonecos de massinha, vale a pena conferir...aberto a todos!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Oficina de Figurino

Oficina de figurino dentro do projeto Oficina de Atores da companhia EM CENA, aulas ministradas na UNP da Nascimento de Castro.


quinta-feira, 13 de março de 2008

Figurino


Figurino para a Tropa Trupe Cia de Arte que se prepara para lançar seu primeiro trabalho audiovisual. "O beijo" é uma mistura das linguagens artísticas do cinema, do circo e do teatro.

terça-feira, 11 de março de 2008

Figurino





Figurino do III Prêmio Cultural do Diário de Natal para destaques na arte em 2007, trabalho em parceria com a artista plástica Paula Braz.

Figurino



Figurino do II Prêmio Cultural do Diário de Natal, espetáculo com entrega de prêmio para artistas em destaque no ano de 2006 e apresentação de várias manifestações artísticas do Rio Grande do norte, trabalho em parceria com o Brechó Vip que forneceu boa parte das peças. Na foto Quitéria Kelly, mestre de cerimônia do espetáculo.




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Figurino e Cenografia

Figurino e cenografia do show de encerramento de 2007 da banda Fulô , o evento foi no Praia Shopping e mas uma vez usei da chita pra desenvolver o figurino e na cenografia a base foram as fitinhas de cetim e o fuxico. Fulô é formado por: Mazinho Viana, mossoroense, traz do sertão o tempero para voz, violão e direção musical do grupo.Regina Araújo, pernambucana do Recife, extrai das suas raízes e influência negra, na percussão e na voz. Maria da Fé, paulistana, com experiências em dança e arte popular mistura com muita originalidade a doce voz ao Flor. Jennifer Frota, californiana, flautista, com influências do jazz, do blues e de tradições indígenas cria, através do sagrado som do vento, um clima de realismo mágico. Má Soares, natalense, incorpora ao grupo os ritmos tradicionais e inovadores, adocicando com sua dança toda a sutileza da sua percussão e Samir Tarik, assuense, tempera e recheia com sua percussão experimental e criativa o som do FLOR."

Arte Educação

Espetáculo do projeto Arteação onde 33 alunos da rede pública de ensino tiveram 10 meses de vivências com 4 oficinas sendo elas iluminação ministrada por Daniel Rocha, cenografia por Thiago Vieira, figurino por Karen Ramos (eu) e interpretação por Henrique Fontes. O resultado foi a montagem da peça de Ilo Krugli , Uma História de Lenços e Ventos apresentada em 8 sessões na Casa da Ribeira, idealizadora do projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com apoio da Coser e Sesc/RN. Este é o segundo ano do projeto e o resultado disso foi emocionante não só pela montagem do espetáculo mas também pela troca que se tem com esses meninos dentro de um projeto como esse, o resultado ficou bonito para os olhos e emocionante para o coração dos arte-educadores, familiares e escola.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Instalação

Trabalho desenvolvido em parceria com a artista plástica Paula Bráz dentro do projeto As Philomenas com peças desenvolvidas para provocar os sentidos do público. Neste trabalho a chita foi usada como base, essa imagem é da coleção de garrafas chamada "Beba essa idéia", dentro do espaço também haviam duas instalações e outros produtos com o mesmo tema...Optamos pela chita por vários motivos, mas basicamente pela diversidade de formas e cores que existe nas variações. Hoje ainda uso a chita em muitos produtos, existe uma enorme afinidade com a matéria prima, um tecido alegre e representante não só da cultura nordestina mas da nossa identidade brasileira!

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Figurino

Figurino desenvolvido para o grupo de teatro Clawns de Shakespeare com a peça O Casamento, O Casamento do Pequeno-burguês é uma adaptação do texto escrito em 1919, quando o jovem Brecht tinha apenas 21 anos e seus pensamentos sobre o teatro estavam ainda mais próximos às suas influências expressionistas do que o teatro épico/dialético que viria a desenvolver durante a sua vida. O grupo já tinha uma idéia e algumas peças garimpadas. Desenvolvemos dentro do projeto House Estilo todo o figurino a partir de uma pesquisa em cima do autor e da época. A peça foi vencedora do prêmio de figurino e maquiagem do festival de Guaramiranga de 2006.